À beira da estreia do 3º filme, Hellboy, a personagem de Banda Desenhada criada por Mike Mignola, celebra o seu 25º aniversário a 23 de Março, data assinalada pelos fãs em todo o mundo. A efeméride foi baptizada de ‘Dia do Hellboy’ e é celebrada em várias “comic shops” espalhadas por vários países.
Trazido das profundezas do Inferno pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, Hellboy é um colosso de aspecto diabólico, filho de um demónio e de uma feiticeira, e munido de uma mão direita poderosa e desproporcionada, uma autêntica “mão direita do apocalipse”.
Descoberto e salvo pelos Aliados e pelo Professor Trevor Von Bruttenholm, que o acolheu e criou como um filho, o rapaz-demónio desenvolveu as suas capacidades sobrenaturais, mas aprendeu a ser verdadeiramente humano. Apesar do aspecto demoníaco e monstruoso e do medo e incompreensão associados, Hellboy cedo revelou uma extrema bonomia, tornando-se no principal opositor das forças das trevas que pretendiam tão somente o apocalipse na Terra.
Enraízada nos mitos e lendas do folclore tradicional e do universo de HP Lovecraft, a saga de Hellboy tem atravessado o mundo, dos castelos medievais da Europa antiga à obsessão com mortos e lutadores bizarros no México, não faltando uma passagem pelo nosso Castelo de Tavira em “Hellboy – In The Chapel of Moloch”.
O universo de Hellboy na BD estende-se já por centenas de edições, entre os títulos principais do protagonista e uma miríade de outras personagens, com destaque para BPRD, o departamento fundado pelo Prof. Bruttenholm para investigar o Paranormal. Noutros media, Hellboy já protagonizou dois filmes – com um terceiro a estrear dia 11 de abril (trailer abaixo) -, romances, antologias e jogos de vídeo.
Em Portugal, o “Dia do Hellboy” é também celebrado pelos fãs da personagem. A Kingpin Books que dirijo, e enquanto um dos maiores colecionadores portugueses de Hellboy, assinala a data com a oferta de uma reedição exclusiva da primeira aparição de Hellboy, que a editora Dark Horse preparou especialmente para esse dia. A história continua em Hellboy Omnibus vol.1: Seed of Destruction, disponível na nossa loja online:
Nota final: se este post soa demasiado semelhante à nota de imprensa da NOS, é porque tal nota de imprensa foi escrita precisamente por mim, numa colaboração entre a empresa e a Kingpin Books na divulgação do novo filme de Hellboy.
Deixe um Comentário