A NOSSA MARCA: UMA BREVE HISTÓRIA, por Mário Freitas, fundador e responsável da Kingpin Books Portugal

A então Kingpin of Comics surgiu em Maio de 1999 como a primeira loja online em Portugal especializada em comics americanos. Desde a primeira hora, o projecto por mim liderado deu-se a conhecer ao público através de uma dinâmica ímpar, de um serviço verdadeiramente especializado e de uma política de preços moderada, mas consentânea com a mais-valia do serviço prestado. Em Outubro desse ano, participámos pela primeira vez do Festival Internacional de BD da Amadora, presença que se tem repetido desde então, ininterruptamente (abaixo, fotos do nosso stand no evento em 2002 e 2006, respectivamente).

 kb_amadorabd_2002.png  Stand no AmadoraBD 2006 

Consolidado o projecto online, e cimentado o nome da loja, a Kingpin of Comics iniciou em Novembro de 2002 uma nova etapa do seu historial: a abertura da sua primeira loja física, no C.C. São João de Deus, em Lisboa, a que se seguiu em 2004 a abertura duma segunda, em frente, afirmando em pleno a Kingpin como uma das mais importantes e representativas lojas de BD em Portugal. 

1ª loja da KB no São João de Deus Loja de comics no S.João de Deus

2ª loja no S.João de Deus Loja de manga e figuras no S.João de Deus

Em 2004, o nosso logo foi redesenhado, numa parceria entre mim e o falecido artista americano Seth Fisher, nosso convidado para o AmadoraBD 2004, que se tornou num grande amigo da Kingpin e de mim próprio. A notícia da sua morte em Janeiro de 2006 foi um choque tremendo do qual custou a recuperar, pela sua juventude, pelo talento ímpar que tinha, e pela pessoa única que era.

Super Pig por Seth Fisher

Em 2006, iniciámos a edição de álbuns de BD de autores portugueses e, em Novembro de 2008, assumimos o nome Kingpin Books e mudámos então para as instalações na Rua Quirino da Fonseca, uma loja com cerca de 80m2, marcada por um design marcante da autoria da conceituada Arquitecta Inês Cortesão.

Quirino da Fonseca 2008 Quirino da Fonseca 2008

Permanecemos quase 10 anos na Quirino da Fonseca, adaptando o espaço dentro dos possíveis às necessidades de crescimento do negócio.

Quirino da Fonseca 2014 Quirino da Fonseca 2014

Marcando inequivocamente a diferença, organizámos a partir de 2010 o Festival ANICOMICS LISBOA, um evento abrangente de BD, cosplay e anime, que foi registando um crescimento assinalável ao longo anos, tendo porém terminado após a sua oitava edição. O desgaste que a organização de um certame desta natureza causa, aliado à mudança de paradigma do que é o conteúdo e relevância de um evento, ditaram a decisão.

A partir de 2009, a Kingpin Books apostou em força na vertente editorial, contando já com cerca de 30 álbuns publicados, de onde se destacam alguns dos principais nomes da BD portuguesa e até internacional, como o mexicano Tony Sandoval e o hispano-japonês Ken Niimura. Como corolário desta expansão, a Kingpin Books tornou-se a editora portuguesa mais premiada entre 2012 e 2016, tendo depois iniciado a sua expansão ao exterior, através da tradução e edição directa de obras em inglês.

Em Abril de 2018, demos o nosso maior passo até à data, inaugurando o nosso espaço na Av. Almirante Reis, Lisboa, uma loja com uma área comercial de mais de 200m2, a maior do género em Portugal. SAIBA TUDO sobre a nossa loja física.

KINGPIN BOOKS é uma marca registada | ©2019 todos os direitos reservados

Todos os preços incluem IVA à taxa legal em vigor

Aceito

Este website utiliza cookies para melhorar o serviço prestado ao nosso cliente. Para saber mais clique aqui.