No ano em que se celebra 90 anos da primeira edição, abrimos a coleção com Mensagem, um dos livros de poemas mais emblemático do multifacetado escritor português Fernando Pessoa.
Publicado apenas um ano antes da morte do autor, a obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os Descobrimentos portugueses.
Originalmente intitulada Portugal, a obra publicada em 1934 continua tão atual hoje como quando foi publicada.
Contém 44 poemas agrupados em 3 partes, representando as três etapas do Império Português: Nascimento, Realização e Morte, seguida de um renascimento.
A obra é adaptada por Pedro Vieira de Moura, especialista em Banda Desenhada e professor universitário, com belas ilustrações de Susa Monteiro, sendo o dossier pedagógico do especialista em Fernando Pessoa, Ricardo Belo de Morais, da Casa Fernando Pessoa. O Pedro e a Susa oferecem uma releitura da Mensagem, uma outra forma de ver e de revisitar a obra de Pessoa. É nos seus mais pequenos detalhes que poderão apreciar subtis novas visões do poema.